Começo este artigo, questionando a você leitor(a), qual é o significado da palavra líder, seja ela teórica, seja ela prática? Afinal, liderar algo vai além de estar à frente de uma equipe, uma missão, um cargo, uma empresa... O objetivo aqui é levar você, leitor(a) a refletir na posição que você exerce hoje na sua empresa e você que ainda que almeja ingressar na liderança.
Liderar vai além de assumir responsabilidades, quando se estar à frente de grandes ou pequenos desafios e que precisam definir, rapidamente, melhores soluções e tomadas de decisões para obter melhores resultados e, não somente melhores resultados, mas que esses "artifícios" alavanquem a empresa, ou a equipe com resultados positivos e satisfatórios.
O sucesso de se tomar decisões positivas em situações inesperadas, equivalem às experiências adquiridas diariamente, quer seja pelo esforço de melhorar a si mesmo, quer seja pela preocupação em favorecer a empresa em que trabalha.
Ainda existe concepção em que liderar insere um "expoente" de "obrigações" a serem cumpridas pela equipe, ordenadas pelo líder, ou seja, ele ordena uma série de obrigações e, a equipe precisa cumprir todas elas, sendo a sua função é avaliar o bom ou mau desempenho da mesma.
Um exemplo bem prático: Após um dia de trabalho, a equipe precisa deixar o ambiente organizado para o outro o dia, mas tem muita coisa à se fazer, só que, a pessoa à frente, apenas observa a sua equipe organizar o ambiente, porém, ele fica observando a sua equipe trabalhar enquanto encerra o período de trabalho para irem embora. Esse(a) é chamado(a) de gerente apenas.
O líder precisa usar a empatia para que a sua equipe ofereça mais resultados positivos. O líder precisa, também, sair da sua cadeira confortável e ajudar a sua equipe, já que, mais mãos, o resultado é melhor e em menos tempo. Ele pega uma vassoura, um rodo, um pano, tira a sujeira da mesa, do chão, enfim, ele também se coloca no "nível" da sua equipe.
O líder precisa arregaçar as mangas e estar com sua equipe em todas as circunstâncias e imprevistos. É trazer segurança para equipe, sem que seu nome ou posição venha a intimidar a equipe, encorajando-a, incentivando-a, criando um ambiente seguro, harmonioso e democrático; fazer com que as tomadas de decisões aconteçam, enfim, valorizar toda a equipe e tirar o melhor que ela tem a oferecer.
Por Francisco Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário