domingo, 29 de setembro de 2013

ÊNFASE NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE; A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO E MAIS...


#Adm_RoDsZ
Bem pessoal, eu não estou bem... Mas enfim hoje venho trazer um conteúdo de grande interesse a todos nós futuros administrados, foi solicitado na faculdade a realização da ATPS, então decidi compartilhar um pouco do que aprendi...

O presente artigo tem o objetivo de trabalhar em cima dos seguintes temas “Ênfase nas Competências e na Competitividade”, “A Administração hoje e as tendências para o futuro”, “O contexto das empresas: ambiente, tecnologia, e estratégia”, englobando os conceitos apresentados e solicitados, elencados da seguinte forma: Aprendizagem organizacional; Gestão do Conhecimento; Capital Intelectual; Empresas; Administrador; Ambiente; Tecnologia; Estratégia e por fim Administração Por Objetivos (APO).

DESENVOLVIMENTO

ÊNFASE NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE
Na sociedade hodierna, na qual vivemos a era da informação que trouxe consigo novos desafios e abordagens à Teoria Geral da Administração. “A identificação de várias estratégias e vantagens competitivas pode permitir com o sucesso de implementação, de novas oportunidades de negócios.” (Porter, 1980). A luta pela fatia de mercado, a competição não só se manifesta na figura dos outros participantes. Ao contrário, os clientes, as forças governamentais, os fornecedores, os entrantes em potencial e os produtos substitutos são concorrentes ativos dependendo do setor. No mercado podemos elencar 5 (cinco) forças competitivas: novos entrantes, produtos ou serviços substitutos, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores e os próprios concorrentes. Competência segundo o sociólogo francês Philippe Sarifian é “tomar iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações". Um dos motivos do insucesso de muitos negócios se dar ao fator Competitividade, conjunto de qualidades e competências que nos habilitam a competir.
Isso faz com que as organizações deixem de serem vistas como conjuntos integrados, e tornam-se consideradas detentoras de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade antes que os concorrentes o façam. E ao contrário dos recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e geradoras da competitividade organizacional.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO
O advento da globalização acarretou mudanças nas relações entre as organizações, e aonde víamos produtos e serviços atualmente vivemos com soluções integradas e solução completa, até pôr tudo em funcionamento, o principal prisma da administração hoje está sendo a valorização do colaborador, sendo priorizado por organizações, as quais oferecem benefícios, que tem enfoque primordial a qualidade de vida dos detentores do capital intelectual (colaborador), tendo isto como visão para o futuro, pois foi percebido por grandes administradores que o colaborador rende mais do que se espera se o mesmo não estiver preocupado com problemas fora da organização. Dentre as empresas que valorizam o Capital Intelectual podemos elencar a Google pioneira no quesito tendências para o futuro.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Temos por aprendizagem organizacional o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa, embora mais presente em literaturas econômicas e teoria das organizações, podemos afirmar que Aprendizagem Organizacional é a habilidade de criar e transferir o conhecimento, modificar o comportamento da organização para que ela possua novos conhecimentos e perspectivas interna. Embora busquemos uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos de líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências. A Partir de pesquisas podemos concluir que a Aprendizagem Organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite a organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar resultados.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Também denominada (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. A era da informação que trouxe consigo mudanças dentre as quais se pode elencar a globalização da economia, o avanço tecnológico que fez com que o conhecimento tornasse um ativo valioso.
Ativo esse que deriva da informação, ele não é simples e nem puro, mas uma mistura de elementos. Dentro das pessoas este é fluido e formalmente estruturado, intuitivo e, portanto difícil de ser colocado em palavras ou de ser entendido em termos lógicos. A gestão é um processo no qual o foco está na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual objetivando maior segurança e eficiência na tomada de decisões com relação à estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, e etc., tratando-se de uma prática que agrega valor à informação. Podemos então afirmar que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático de identificação, criação, renovação e, aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida da organização.
CAPITAL INTELECTUAL
Dentro das circunstâncias hodiernas, com o surgimento e avanço assustadoramente rápidos da tecnologia principalmente nas áreas de comunicação e informática as organizações foram obrigadas a adaptar suas estruturas nos respectivos setores produtivos e administrativos para continuar fazendo face a concorrência. O que se pode perceber nos atuais cenários é que o conhecimento coletivo gerado e adquirido, habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas, agora são o diferencial da organização substituindo o antigo não sendo mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial. Dentro desta poucas linhas podemos perceber então o conhecimento é o ativo mais valioso e poderoso do que qualquer outro ativo tangível, podemos então resumir que Capital Intelectual constitui toda a matéria intelectual utilizada para gerar riqueza, que por fim é o produto do conhecimento, nós administradores devemos perceber que na economia atual deixamos de vender produtos ou serviços, mas sim que vendemos e compramos agora é o conhecimento, conhecimento que pode ser medido e gerenciado para melhorar o desempenho e revelar como gerentes e trabalhadores podem prosperar na era do conhecimento e, que atualmente a força muscular, o poder das máquinas e da eletricidade está sendo trocado constantemente pelo poder do cérebro. Todos precisam saber o que fazer com essa nova economia do conhecimento, para tanto gerenciar o capital intelectual dentro das empresas será a porta para o sucesso.
EMPRESAS
Um simples e grotesco conceito para empresas seria: “É toda organização focada em lucros”, mas segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais ou, podemos também seguir outra linha de raciocínio, pois segundo Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. As empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos. Podemos afirmar ainda que as empresas de hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes.
ADMINISTRADOR
Administrador é o profissional com a função de prever, organizar, comandar, coordenar e, controlar e tem como tarefa primordial interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos, com o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos, e humanos disponível na empresa, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Administradores criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário.
TECNOLOGIA
Segundo o dicionário Tecnologia é conjunto das técnicas, processos e métodos específicos de uma ciência, ofício, indústria etc., utilizando-nos de pesquisa podemos também definir a Tecnologia como produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos, e técnicas que visam a resolução de um determinado problema. Partindo então deste conceito podemos afirmar que a mesma é uma força e interna e externa que impõem desafios e problemas, mas permite maior eficiência na utilização dos seus recursos disponíveis para o efetivo alcance de seus objetivos quando dominada.    
ESTRATÉGIA
Poderíamos definir Estratégia como cursos de ações que procuram viabilizar a realização de objetivos organizacionais que traduzem o aproveitamento de oportunidades e o enfrentamento de ameaças, mas com uma variedade de conceitos em torno da tema parece apenas um consenso entre estudiosos do campo: “O de que não consenso na definição de Estratégia”, essa variedade reflete a renovação constante neste campo de estudo e também a diversidade de pontos de vista existentes. O que podemos afirmar é que esta multiplicidade de conceitos demonstra a complexidade da atividade do estrategista na organização. Em sua constante busca por direções, escolhas, mudanças, resultados, posições de mercado. Levando em consideração, ainda, o contexto social, econômico e político da organização. Por fim o planejamento estratégico é a função administrativa que busca o direcionamento da empresa visando sua interação total com o ambiente e suas variáveis, prospectando um futuro e preparando a organização para enfrentá-lo, ou em outras palavras pode ser definido como um conjunto coerente de prioridades e decisões que orientam o gerenciamento da atual situação (presente) e a construção de um futuro imaginário perante seus stakeholders.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
A Administração por Objetivos (APO) ou administração por resultado constitui o modelo administrativo com o espirito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica (CHIAVENATO, 2004). A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam como esses objetivos como guia para sua atividade, em outras palavras, é processo do qual participa o chefe e a equipe, este substituiu o processo hierárquico, onde o chefe define os objetivos e os transmite, para depois avaliar o desempenho da equipe. Tem ênfase no planejamento e no controle, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar.
Os objetivos podem ser divididos em:
a)      Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização e de longo prazo
b)      Táticos: objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.
c)      Operacionais: objetivos referentes de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto prazo
Dentre as características benéficas podemos então elencar, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação, fornecer uma avaliação mais objetiva 
CONCLUSÃO
Baseando-nos nas pesquisas feita concluímos que devido a era da Informação que trouxe consigo desafios e novas abordagens, tornou dinâmico o contexto empresarial fazendo com que as teorias da Administração desenvolvesse constantes propostas para adequação da organização aos novos problemas que surgiriam e surgirão nos ambientes empresariais, cada vez mais complexos. A Administrador agora com diversas responsabilidades e papéis na organização transforma-se no ativo principal e mais valioso para a mesma.

 REFERÊNCIAS

COMPETITIVIDADE: SUA EMPRESA REÚNE AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA COMPETIR NO MERCADO? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/competitividade-sua-empresa-reune-as-condicoes-necessarias-para-competir-no-mercado/56742/> Acesso em: Set de 2013

VOCÊ SABE O QUE É COMPETÊNCIA? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/voce-sabe-o-que-e-competencia/61055/> Acesso em: Set de 2013

INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING. Disponível em: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/o-que-e-aprendizagem-organizacional/ Acesso em: Set de 2013.

O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-conceito-de-gestao-do-conhecimento/32153/> Acesso em: Set de 2013.

CONCEITO DE EMPRESA - PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em:

ADMINISTRAÇÃO: SÍMBOLO E CONCEITO. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administracao-simbolo-e-conceito/67360/> Acesso em: Set de 2013.

SIGNIFICADO DE TECNOLOGIA. Disponível em: <http://www.significados.com.br/tecnologia-2/ > Acesso em: Set de 2013.


ESTRATÉGIA: CONCEITOS, MODELOS E PROCESSO. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/estrategia-conceitos-modelos-e-processo/69553/> Acesso em: Set de 2013.

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