#Adm_RoDsZ
Bem pessoal, eu não estou bem... Mas enfim hoje venho trazer um conteúdo de grande interesse a todos nós futuros administrados, foi solicitado na faculdade a realização da ATPS, então decidi compartilhar um pouco do que aprendi...
O presente artigo tem o objetivo de
trabalhar em cima dos seguintes temas “Ênfase nas Competências e na
Competitividade”, “A Administração hoje e as tendências para o futuro”, “O
contexto das empresas: ambiente, tecnologia, e estratégia”, englobando os
conceitos apresentados e solicitados, elencados da seguinte forma: Aprendizagem
organizacional; Gestão do Conhecimento; Capital Intelectual; Empresas;
Administrador; Ambiente; Tecnologia; Estratégia e por fim Administração Por
Objetivos (APO).
DESENVOLVIMENTO
ÊNFASE
NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE
Na sociedade hodierna, na qual vivemos a
era da informação que trouxe consigo novos desafios e abordagens à Teoria Geral
da Administração. “A identificação de várias estratégias e vantagens
competitivas pode permitir com o sucesso de implementação, de novas
oportunidades de negócios.” (Porter, 1980). A luta pela fatia de mercado, a
competição não só se manifesta na figura dos outros participantes. Ao
contrário, os clientes, as forças governamentais, os fornecedores, os entrantes
em potencial e os produtos substitutos são concorrentes ativos dependendo do
setor. No mercado podemos elencar 5 (cinco) forças competitivas: novos
entrantes, produtos ou serviços substitutos, poder de negociação dos clientes,
poder de negociação dos fornecedores e os próprios concorrentes. Competência
segundo o sociólogo francês Philippe Sarifian é “tomar iniciativa e assumir a
responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos.
Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos
adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de
situações". Um dos motivos do insucesso de muitos negócios se dar ao fator
Competitividade, conjunto de qualidades e competências que nos habilitam a
competir.
Isso faz com que as organizações deixem
de serem vistas como conjuntos integrados, e tornam-se consideradas detentoras
de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas
em qualquer oportunidade antes que os concorrentes o façam. E ao contrário dos
recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e geradoras da
competitividade organizacional.
A
ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO
O advento da globalização acarretou
mudanças nas relações entre as organizações, e aonde víamos produtos e serviços
atualmente vivemos com soluções integradas e solução completa, até pôr tudo em
funcionamento, o principal prisma da administração hoje está sendo a
valorização do colaborador, sendo priorizado por organizações, as quais
oferecem benefícios, que tem enfoque primordial a qualidade de vida dos
detentores do capital intelectual (colaborador), tendo isto como visão para o
futuro, pois foi percebido por grandes administradores que o colaborador rende
mais do que se espera se o mesmo não estiver preocupado com problemas fora da
organização. Dentre as empresas que valorizam o Capital Intelectual podemos
elencar a Google pioneira no quesito tendências para o futuro.
APRENDIZAGEM
ORGANIZACIONAL
Temos por aprendizagem organizacional o
alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre dinâmicas e
demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da
empresa, embora mais presente em literaturas econômicas e teoria das
organizações, podemos afirmar que Aprendizagem Organizacional é a habilidade de
criar e transferir o conhecimento, modificar o comportamento da organização
para que ela possua novos conhecimentos e perspectivas interna. Embora
busquemos uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso
ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos
de líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e
acúmulo de experiências. A Partir de pesquisas podemos concluir que a
Aprendizagem Organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais,
que permite a organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com
as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar resultados.
GESTÃO
DO CONHECIMENTO
Também denominada (Knowledge Management)
refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e
utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado
um sistema de gerenciamento corporativo. A era da informação que trouxe consigo
mudanças dentre as quais se pode elencar a globalização da economia, o avanço
tecnológico que fez com que o conhecimento tornasse um ativo valioso.
Ativo esse que deriva da informação, ele
não é simples e nem puro, mas uma mistura de elementos. Dentro das pessoas este
é fluido e formalmente estruturado, intuitivo e, portanto difícil de ser
colocado em palavras ou de ser entendido em termos lógicos. A gestão é um processo
no qual o foco está na estratégia empresarial e que envolve a gestão das
competências, a gestão do capital intelectual objetivando maior segurança e
eficiência na tomada de decisões com relação à estratégia a ser adotada em
relação aos seus clientes, concorrentes, e etc., tratando-se de uma prática que
agrega valor à informação. Podemos então afirmar que Gestão do Conhecimento é
um processo sistemático de identificação, criação, renovação e, aplicação dos
conhecimentos que são estratégicos na vida da organização.
CAPITAL
INTELECTUAL
Dentro das circunstâncias hodiernas, com
o surgimento e avanço assustadoramente rápidos da tecnologia principalmente nas
áreas de comunicação e informática as organizações foram obrigadas a adaptar
suas estruturas nos respectivos setores produtivos e administrativos para
continuar fazendo face a concorrência. O que se pode perceber nos atuais
cenários é que o conhecimento coletivo gerado e adquirido, habilidades
criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas, agora são
o diferencial da organização substituindo o antigo não sendo mais as máquinas
utilizadas no processo produtivo da era industrial. Dentro desta poucas linhas
podemos perceber então o conhecimento é o ativo mais valioso e poderoso do que
qualquer outro ativo tangível, podemos então resumir que Capital Intelectual
constitui toda a matéria intelectual utilizada para gerar riqueza, que por fim
é o produto do conhecimento, nós administradores devemos perceber que na
economia atual deixamos de vender produtos ou serviços, mas sim que vendemos e
compramos agora é o conhecimento, conhecimento que pode ser medido e gerenciado
para melhorar o desempenho e revelar como gerentes e trabalhadores podem
prosperar na era do conhecimento e, que atualmente a força muscular, o poder
das máquinas e da eletricidade está sendo trocado constantemente pelo poder do
cérebro. Todos precisam saber o que fazer com essa nova economia do
conhecimento, para tanto gerenciar o capital intelectual dentro das empresas
será a porta para o sucesso.
EMPRESAS
Um simples e grotesco conceito para
empresas seria: “É toda organização focada em lucros”, mas segundo Kinlaw
(1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para
estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e
os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões
políticas e sociais ou, podemos também seguir outra linha de raciocínio, pois
segundo Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a
exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas,
em geral, à obtenção de lucros. As empresas podem assumir diferentes tamanhos e
estruturas organizacionais. Existem empresas dos mais diversos ramos de
atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços
dos mais variados tipos. Podemos afirmar ainda que as empresas de hoje são
diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão
ainda mais diferentes.
ADMINISTRADOR
Administrador é o profissional com a
função de prever, organizar, comandar, coordenar e, controlar e tem como tarefa
primordial interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em
ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de
todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da
empresa, a fim de atingir tais objetivos, com o uso dos recursos financeiros,
físicos, tecnológicos, e humanos disponível na empresa, buscando soluções para
todo tipo de problema administrativo. Administradores
criam
métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da
empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e
orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de
empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício,
ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário.
TECNOLOGIA
Segundo o dicionário Tecnologia é conjunto
das técnicas, processos e métodos específicos de uma ciência, ofício, indústria
etc., utilizando-nos de pesquisa podemos também definir a Tecnologia como
produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos,
métodos, e técnicas que visam a resolução de um determinado problema. Partindo
então deste conceito podemos afirmar que a mesma é uma força e interna e
externa que impõem desafios e problemas, mas permite maior eficiência na
utilização dos seus recursos disponíveis para o efetivo alcance de seus
objetivos quando dominada.
ESTRATÉGIA
Poderíamos definir Estratégia como
cursos de ações que procuram viabilizar a realização de objetivos
organizacionais que traduzem o aproveitamento de oportunidades e o
enfrentamento de ameaças, mas com uma variedade de conceitos em torno da tema parece
apenas um consenso entre estudiosos do campo: “O de que não consenso na
definição de Estratégia”, essa variedade reflete a renovação constante neste
campo de estudo e também a diversidade de pontos de vista existentes. O que
podemos afirmar é que esta multiplicidade de conceitos demonstra a complexidade
da atividade do estrategista na organização. Em sua constante busca por
direções, escolhas, mudanças, resultados, posições de mercado. Levando em
consideração, ainda, o contexto social, econômico e político da organização.
Por fim o planejamento estratégico é a função administrativa que busca o
direcionamento da empresa visando sua interação total com o ambiente e suas
variáveis, prospectando um futuro e preparando a organização para enfrentá-lo,
ou em outras palavras pode ser definido como um conjunto coerente de
prioridades e decisões que orientam o gerenciamento da atual situação
(presente) e a construção de um futuro imaginário perante seus stakeholders.
ADMINISTRAÇÃO
POR OBJETIVOS (APO)
A Administração por Objetivos (APO) ou
administração por resultado constitui o modelo administrativo com o espirito
pragmático e democrático da Teoria Neoclássica (CHIAVENATO, 2004). A APO é um
processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem
áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e
utilizam como esses objetivos como guia para sua atividade, em outras palavras,
é processo do qual participa o chefe e a equipe, este substituiu o processo
hierárquico, onde o chefe define os objetivos e os transmite, para depois
avaliar o desempenho da equipe. Tem ênfase no
planejamento e no controle, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos
da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar.
Os objetivos podem ser divididos em:
a) Estratégicos:
São os objetivos amplos que atingem toda a organização e de longo prazo
b) Táticos:
objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio
prazo.
c) Operacionais:
objetivos referentes de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto
prazo
Dentre
as características benéficas podemos então elencar, dar clareza nos objetivos
da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação, fornecer
uma avaliação mais objetiva
CONCLUSÃO
Baseando-nos nas pesquisas feita
concluímos que devido a era da Informação que trouxe consigo desafios e novas
abordagens, tornou dinâmico o contexto empresarial fazendo com que as teorias
da Administração desenvolvesse constantes propostas para adequação da organização
aos novos problemas que surgiriam e surgirão nos ambientes empresariais, cada
vez mais complexos. A Administrador agora com diversas responsabilidades e
papéis na organização transforma-se no ativo principal e mais valioso para a
mesma.
REFERÊNCIAS
COMPETITIVIDADE: SUA
EMPRESA REÚNE AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA COMPETIR NO MERCADO? Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/competitividade-sua-empresa-reune-as-condicoes-necessarias-para-competir-no-mercado/56742/>
Acesso em: Set de 2013
VOCÊ SABE O QUE É
COMPETÊNCIA? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/voce-sabe-o-que-e-competencia/61055/>
Acesso em: Set de 2013
INSTITUTO
BRASILEIRO DE COACHING. Disponível em: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/o-que-e-aprendizagem-organizacional/
Acesso em: Set de 2013.
O CONCEITO DE GESTÃO DO
CONHECIMENTO. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-conceito-de-gestao-do-conhecimento/32153/>
Acesso em: Set de 2013.
CONCEITO DE EMPRESA - PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em:
<http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/42997/conceito-de-empresa>
Acesso em: Set de 2013.
ADMINISTRAÇÃO: SÍMBOLO E
CONCEITO. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administracao-simbolo-e-conceito/67360/>
Acesso em: Set de 2013.
SIGNIFICADO DE TECNOLOGIA. Disponível em: <http://www.significados.com.br/tecnologia-2/
> Acesso em: Set de 2013.
ESTRATÉGIA: CONCEITOS, MODELOS E
PROCESSO. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/estrategia-conceitos-modelos-e-processo/69553/>
Acesso em: Set de 2013.
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